Nos últimos dois anos passamos por um momento de incerta, as chuvas não foram suficientes para manter os reservatórios cheios e vivemos de racionamento de água. Embora no momento os nossos reservatórios estejam cheios, e as chuvas intensas é importante sempre lembrarmos que a água pode ser considerada tanto um recurso natural renovável quanto um recurso natural não renovável, levando em conta a questão do estoque a ser extraído.
Portanto lembre-se sempre dessas 5 dicas:
1. Em um banho de ducha de 15 minutos são gastos aproximadamente 240 litros de água. Se você reduzir esse tempo para 5 minutos, isso equivale a uma economia de água de 96 litros!
2. Procure sempre usar a sua máquina de lavar roupas na capacidade máxima (uma de 5 kg, por exemplo, gasta 130 litros de água por lavagem). E se possível, utilize-a com menos frequência!
3. Uma boa prática para economizar água ao lavar a louça é retirar os restos de comida antes de lavar, e deixar de molho os utensílios que vão dar mais trabalho. você só precisa abrir a torneira para fazer o enxágue final!
4. Considere a possibilidade de investir em cisternas para a captação e armazenamento de água da chuva. Outra boa ideia de o que podemos fazer para preservar a água é instalar recursos de reaproveitamento dentro da casa, como um sistema para o reuso da água do banho na descarga.
5. Quando for limpar a calçada e o quintal, utilize primeiro uma vassoura para tirar as folhas, poeira e sedimentos maiores. Só depois de retirar essa sujeira inicial é que se deve usar água para finalizar.
BONUS Apesar de parecerem inofensivos, os pingos de uma torneira mal fechada somados ao longo de um ano alcançam um gasto de 16 mil litros, o que equivale a um desembolso extra de cerca de R$ 1.200,00 reais com a conta.
É importante também realizar a limpeza periódica da sua caixa d’água, e no caso de vazamentos procure um profissional capacitado para realizar as reformas necessárias!
Comentários